Notícias

Saiba quem é chefe do CV na Serra da Ibiapaba acusado de 8 homicídios

'Lerim' foi preso em uma operação conjunta entre a PCCE e a PRF.
  • Categoria: Ibiapaba
  • Publicação: 16/11/2025 09:47
  • Autor: Diário do Nordeste
Valério Rodrigues de Araújo, mais conhecido pelo apelido de “Lerim”, é apontado pela polícia como líder do Comando Vermelho (CV) na região da Serra da Ibiapaba, no Ceará. Com 34 anos, ele foi preso recentemente pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), em uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-222, próximo a Tianguá. 

Segundo as investigações, Lerim responde a cerca de 50 processos criminais, muitos por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma e outros crimes.  Na sua ficha, constam 6 homicídios dolosos já confirmados e mais 2 em investigação, totalizando 8 mortes atribuídas a ele. 

Ele já havia sido preso outras vezes — esta não é sua primeira detenção: desde 2012, Lerim acumula quatro prisões.  As autoridades o consideram de alta periculosidade, justamente por seu papel de liderança na facção criminosa na Serra da Ibiapaba. 

Na ocasião da prisão mais recente, a polícia apreendeu o celular e o carro (um Jeep Compass) que ele usava, para aprofundar as investigações através dos seus aparelhos e rotas de deslocamento.  A detenção se deu com base num mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organização Criminosa. 

Do ponto de vista pessoal, sabe-se que Valério (“Lerim”) é casado (separado), tem três filhos — um dos quais autista — e declarou à Justiça que trabalhava como verdureiro.  Ele não concluiu o Ensino Fundamental, segundo os registros.

Por outro lado, a defesa dele, representada pelo advogado Heitor Fontenele, afirma que as acusações ainda estão sob investigação e que “todas as acusações serão devidamente combatidas no processo”, garantindo o direito à ampla defesa. 

A prisão de Lerim marca um desdobramento importante no combate ao crime organizado na Serra da Ibiapaba, uma região estratégica para facções como o CV. Para a polícia, desarticular lideranças como ele é fundamental para desorganizar a estrutura das facções e reduzir a violência local.