O que é a ‘doença do jardineiro’, que tem quase 40 casos no CE
Esporotricose também pode ser transmitida por animais infectados.
- Categoria: Ceará
- Publicação: 12/11/2025 14:37
- Autor: Diário do Nordeste
Uma doença fúngica conhecida como “doença do jardineiro”, capaz de provocar múltiplas lesões na pele, entrou oficialmente no radar das autoridades de saúde no Ceará. Desde março de 2025, quando passou a ser de notificação compulsória no Brasil, o Estado já registrou 39 casos de esporotricose humana, sendo 26 em mulheres e 13 em homens.
Os dados foram compartilhados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em uma formação na Escola de Saúde Pública (ESP). O objetivo é sensibilizar os profissionais a identificar possíveis casos e dar o melhor encaminhamento aos pacientes.
No geral, os registros começaram em pessoas a partir de 11 anos, sendo mais comum na população acima de 40 anos e tendo maioria (12) em idosos acima de 60 anos.
Até outubro, cinco cidades haviam confirmado casos de esporotricose humana:
• Fortaleza - 29
• Paracuru - 7
• Eusébio - 1
• Orós - 1
• Pacajus - 1
Para Carlos Garcia Filho, orientador da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep/Sesa), a predominância na capital é esperada pela maior facilidade de acesso a informações e a serviços de referência, como o Hospital São José (HSJ) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC).
Apesar da carência de informações, o médico observa “uma tendência de crescimento, com possibilidade de termos uma quantidade importante de casos já no final desse primeiro ano”.
Leia Mais
08/01/2026 21:09
Confronto em Tianguá deixa quatro suspeitos mortos; três já foram identificados
Confronto em Tianguá deixa quatro suspeitos mortos; três já foram identificados
08/01/2026 18:31
Cabo do RAIO baleado em confronto em Tianguá morre após dar entrada no hospital
Cabo do RAIO baleado em confronto em Tianguá morre após dar entrada no hospital
07/01/2026 20:14
Médico diz que Bolsonaro teve apenas traumatismo craniano leve
Cardiologista afirma que interação entre medicamentos pode ter causado mal-estar; ex-presidente passou por exames nesta quarta (7) e retornou à cela na Polícia Federal
07/01/2026 20:11
Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer
Remédio é produzido com o anticorpo lecanemabe
07/01/2026 20:09
Bolsonaro é levado a hospital para exames após autorização de Moraes
Ex-presidente deve ser submetido a tomografia, ressonância e eletroencefalograma. Bolsonaro passou mal e caiu na sala onde cumpre pena, na Superintendência da Polícia Federal, na madrugada desta terça (6)